Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa Sustentare presente na Fiema Brasil 2018

Publicação:

Representantes do Sustentare na Fiema Brasil 2018
Representantes do Sustentare na Fiema Brasil 2018
Por Fiema Brasil

O Programa Sustentare, da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul, esteve presente na 8ª edição da Fiema Brasil, em Bento Gonçalves. Com um espaço destinado para a apresentação do projeto, a equipe coordenadora da proposta expôs na feira o que é o Sustentare e o como funciona o projeto.

O programa foi instituído pelo Decreto nº 53.307 de 24 de novembro de 2016, que trata da destinação e do descarte de ativos eletroeletrônicos de órgãos e de entidades do Estado do Rio Grande do Sul. Esse tipo de ação viabiliza mudanças comportamentais e processuais, voltadas para o respeito à legislação ambiental, ao aumento do ciclo de vida de equipamentos eletroeletrônicos, a ações de inclusão social, bem como a preservação de todos os ecossistemas e do meio ambiente como um todo. Também possibilita novas alternativas de trabalho, principalmente nas questões relativas aos processos de reciclagem de equipamentos e aos processos de descaracterização.

Dentro dessa perspectiva, no período de abril a dezembro de 2017, o programa alcançou a marca de 100 toneladas de lixo eletrônico recolhido. Esses resíduos são enviados para o trabalho de reciclagem assistida do Presídio Feminino Madre Pelletier, gerando emprego e renda para as apenadas daquele estabelecimento, em conformidade com o programa de trabalho prisional desenvolvido pela SUSEPE. Até o momento, todos os órgãos públicos e entidades privadas aderiram ao programa. Em 2017 foram realizadas 69 doações de microcomputadores recondicionados para instituições públicas e assistenciais.

Sobre o Sustentare

O Programa Sustentare, além da coordenação da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul, tem a PROCERGS como uma das executoras do projeto. Mais informações sobre o Sustentare podem ser obtidas pelo site www.sustentare.rs.gov.br, pelo e-mail sustentare@procergs.rs.gov.br ou pelos fones (51) 3210-3837 ou 3210-3896. 

Sobre a Fiema Brasil

Realizada bienalmente, a Fiema Brasil apresenta as principais soluções, tecnologias e inovação para Resíduos, Águas, Efluentes, Energia, Ciência e tecnologia, Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental, em um encontro dinâmico, que prioriza: geração de negócios, rede de relacionamento e prospecção de mercado.

A Fiema Brasil quer contribuir para que os princípios da sustentabilidade sejam o alicerce de outras formas de se contruir o ambiente empresarial e a sociedade como um todo, através de relações humanas entusiasamadas, com interações micro e macroenconômicas voltadas para a geração de impactos positivos no sentido econômico, social e ambiental.

Para mais informações sobre a Fiema Brasil, acesse o site.

Links relacionados

Comitê de Governança - Política TIC RS