Estado investe em tecnologia para agilizar o atendimento à população

Publicação:

Prédio centenário do Hospital Psiquiátrico São Pedro foi escolhido, devido a sua importância histórica - Foto: Jean Maidana
Por Governo do Rio Grande do Sul

A implantação de novas ferramentas e softwares na gestão pública, nas mais diversificadas áreas da administração, tem sido uma das principais prioridades do governo do Estado para qualificar e dar agilidade aos serviços prestados à comunidade. O Estado, via Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação, em conjunto com a FARO Technologies, promoveu atividade de prospecção tecnológica para conhecer e utilização da metodologia de levantamento por ‘Nuvem de Pontos’ por Laser Scanner - equipamento que, ao atingir uma superfície, retorna ao scanner com as informações tridimensionais de cada ponto encontrado.

Para a demonstração, foi escolhido o prédio centenário do Hospital Psiquiátrico São Pedro, devido sua importância histórica e o desafio que representa um levantamento cadastral em uma edificação com características tão distintas. Durante dois dias, os técnicos da empresa estiveram em Porto Alegre para apresentar a tecnologia ao corpo técnico da secretaria e para fazer o levantamento em nuvens de pontos do prédio do hospital. O levantamento foi acompanhado por servidores dos setores de Arquitetura, Patrimônio Histórico e Topografia.

A utilização do equipamento permite a rápida coleta de pontos em campo, alta precisão, segurança e a diminuição do retrabalho relacionado aos levantamentos cadastrais. Essa é uma das tecnologias apresentadas e inseridas dentro do Laboratório BIM (LaBIM), que busca implementar a utilização e o conhecimento de novas tecnologias dentro do serviço público.

Para a diretora de Obras Públicas da secretaria, arquiteta Roberta Campani, a implementação de novas ferramentas tecnológicas e softwares no serviço público é essencial para promover transformações e entregar serviços de qualidade à população. “Através do LaBIM, estamos conhecendo as mais novas e modernas ferramentas e softwares disponíveis para a área da construção civil”, completou.

Laboratório BIM

A Secretaria de Obras integra desde o final do ano de 2016 a RedeBIMGovSul, uma cooperação conjunta com Santa Catarina e Paraná  que visa a promover ações integradas de fomento para implantação de BIM na esfera pública. Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção é um conjunto de tecnologias e procedimentos que permitem a concepção, construção e acompanhamento das edificações com um modelo digital que inclui informações numéricas, descritivas e espaciais (3D) que podem ser compartilhadas por todos os responsáveis pelo processo.

Para acompanhar a evolução e proporcionar a adoção da tecnologia BIM no processo de concepção e execução das obras públicas no Rio Grande do Sul, foi criado em 2016 o Laboratório BIM, composto por profissionais de diversos setores do Departamento de Obras Públicas. No local, ocorrem treinamentos e capacitações da equipe nos softwares específicos e no desenvolvimento de procedimentos necessários para a implantação desta tecnologia de ponta.

Texto: Jean Maidana/ Ascom SOSH
Edição: Léa Aragón/ Secom