Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Projeto Vistorias Web é implantado no DETRAN/RS

Implantação começou em 06/07 e ocorrerá de forma gradativa até 03/08

Publicação:

18142150 16763 GDO
20170717 Sitema Veículos Site - Foto: Arte: Julia Albertin

Um novo módulo Web do sistema de Veículos do DETRAN/RS passou a ser utilizado por todos os 220 Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVAs) do Estado. Trata-se do Vistorias Web, desenvolvido em tecnologia JAVA/Oracle e parte integrante do plano de Modernização do sistema GID-Veículos (plataforma VB6 e COBOL). O desenvolvimento do projeto foi realizado pelas equipes da PROCERGS e DBServer, em conjunto com a Divisão de Registro de Veículos e Divisão de Tecnologia da Informação do DETRAN/RS. A implantação ocorrerá de forma gradativa e iniciou no dia 06/07.

O cronograma de implantação se estenderá até o dia 03/08, onde, então, todos os processos realizados nos CRVAs e que necessitem de vistorias estarão integrados ao novo módulo do sistema. Atualmente, são realizadas em torno de 100 mil vistorias por mês nos CRVAs do Rio Grande do Sul.

Na nova solução, os dados da vistoria do veículo serão armazenados de forma estruturada no sistema, dando independência para a sua realização - até então, vinculada ao registro prévio de um processo num CRVA. No futuro, o agendamento da vistoria será possível através da Central de Serviços do DETRAN/RS na internet. O projeto também prevê o registro em dispositivos móveis das informações (dados e fotos) por parte do vistoriador, além da compatibilização da vistoria do Rio Grande do Sul com o novo SISLV (Sistema Nacional de Controle e Emissão de Laudos de Vistoria de Veículos), a ser implantado em data a definir pelo Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN.

Comentários

Comitê de Governança - Política TIC RS